domingo, 22 de junho de 2008

Corticóides - Uma Introdução

Os corticóides são hormônios produzidos pelo córtex das glândulas supra-renais (ou adrenais) a partir do esteróide colesterol, tendo fórmulas químicas semelhantes a ele. Entretanto, o grau elevado de semelhança entre tais moléculas camufla a real natureza de suas ações metabólicas: as pequenas diferenças estruturais conferem a cada molécula ações distintas, porém importantes para o funcionamento adequado do organismo.

Primeiramente, é importante analisar a estrutura da glândula estudada, para associar corretamente suas partes aos diversos hormônios produzidos. As glândulas supra-renais são compostas por duas partes básicas: córtex e medula. A medula, mais interna, constitui cerca de 20% do espaço ocupado pela glândula e está intimamente relacionada ao sistema nervoso simpático, secretando um grupo de hormônios conhecido como catecolaminas (adrenalina e noradrenalina). Os outros 80% são cobertos pelo córtex das adrenais, que produz três tipos básicos de hormônios: mineralocorticóides, glicocorticóides e androgênios, sendo os dois primeiros conhecidos como hormônios adrenocorticais.

· Mineralocorticóides: Receberam esse nome pela capacidade de realizar o balanço eletrolítico (ou seja, dos minerais) dos líquidos extracelulares, regulando as quantidades de sódio e potássio em particular. Seu principal representante, e também o mais potente, é a aldosterona.

· Glicocorticóides: Exercem efeitos importantes no sentido de aumentar a glicemia (daí o seu nome). São responsáveis também pela atuação sobre o metabolismo de proteínas e lipídeos, estimulando a sua degradação. O cortisol é o mais conhecido e também o mais importante glicocorticóide.

· Androgênios: São precursores de hormônios sexuais produzidos nas gônadas, importantes para o surgimento e manutenção das características sexuais secundárias.
É importante salientar que cada tipo de hormônio é secretado em uma região distinta do córtex, como evidencia a figura a seguir:

A aldosterona é produzida apenas na zona glomerulosa, uma vez que as células de tal região são as únicas que possuem a enzima aldosterona-sintetase. Tal região é a principal responsável pela produção de mineralocorticóides. Por outro lado, as zonas fasciculada e reticular produzem tanto glicocorticóides quanto androgênios, embora exista uma produção preferencial de androgênios na zona reticular e de glicocorticóides na zona fasciculada.

É importante salientar, também, que os limites entre córtex e medula não são exatos. Células corticais, por exemplo, podem estar presentes na medula isoladamente, em pequenos grupos (ilhotas), ou mesmo distribuídas radialmente a partir do córtex. Por outro lado, é freqüente o aparecimento de células medulares (cromafins) em todas as três regiões do córtex. Tal relação íntima entre as células endócrinas do córtex e neuroendócrinas da medula torna possível a influência parácrina dos produtos secretórios de cada tipo celular na liberação dos produtos secretórios de outro tipo celular.

Como órgãos endócrinos, ou seja, responsáveis por liberar hormônios para a corrente sanguínea constantemente, as glândulas supra-renais têm uma das mais altas taxas de fluxo sanguíneo por grama de tecido do organismo.

Nenhum comentário: