domingo, 22 de junho de 2008

Produção dos Hormônios Adrenocorticais

Como mencionado anteriormente, os hormônios corticóides são produzidos a partir do colesterol. Tal molécula circula no sangue por meio de vesículas de HDL e LDL, denominadas, respectivamente, lipoproteínas de alta e de baixa densidade. As segundas, em geral, são as mais importantes transportadoras de colesterol.
A ligação com as células das glândulas adrenais se dá por meio de receptores de membrana específicos, com posterior endocitose das vesículas. Dentro da célula, os componentes vesiculares são digeridos por lisossomos, sendo o colesterol, então, liberado de sua ligação com os transportadores.

A partir daí, tal molécula pode seguir dois caminhos dentro da célula: permanecer no interior dos vacúolos digestivos na forma esterificada, originada a partir de reação catalisada pela colesterol éster sintetase, ou seguir a via biossintética dos hormônios corticóides.

O colesterol pode ser sintetizado, também, a partir do Acetil-Coenzima A (Acetil-CoA) pela via bioquímica usual:


É importante salientar que, em condições basais, a principal fonte de colesterol para a síntese de hormônios corticosteróides são as vesículas de LDL e HDL. Por outro lado, quando há estímulo das vias metabólicas por ACTH, o colesterol esterificado armazenado é o precursor mais importante. Assim, por ação da enzima esterase do colesterol, os ésteres de colesterol são quebrados e o colesterol livre é, então, transportado por uma proteína específica para a membrana mitocondrial interna.

Nesse ponto, o colesterol entra em contato com um grupo de enzimas denominado P-450, das quais a mais importante é a P-450SCC. Tais enzimas são oxigenases mistas que catalisam hidroxilações esteroidais. A reação inicial que converte o colesterol em D5-pregnenolona é catalisada por uma enzima P-450SCC de clivagem de cadeia lateral, também conhecida como 20,22-desmolase. Esse complexo de membrana mitocondrial interna realiza sucessivas hidroxilações, seguidas de clivagem da cadeia lateral do colesterol. O conjunto inicial de reações é comum a todas as vias metabólicas de síntese de corticóides que ocorrem no córtex das adrenais. A partir daí, entretanto, as vias biossintéticas divergem para a formação de seus diversos produtos.

Como exemplo, pode-se citar o cortisol. Após sair da mitocôndria, a pregnenolona é convertida a 11-desoxicortisol por passos sucessivos dentro do retículo endoplasmático. Tal molécula é, então, novamente transferida para a mitocôndria, sendo hidroxilada na posição 11 pela enzima 11-hidroxilase. O produto final, o cortisol, é rapidamente transportado para fora da célula, não sendo armazenado de forma significativa pela mesma. Portanto, quando há necessidade de liberação acentuada do hormônio para a corrente sanguínea, deve haver rápida ativação da via sintética por ACTH.

Seguem abaixo as principais vias metabólicas que ocorrem no córtex das glândulas supra-renais:




Nenhum comentário: