segunda-feira, 16 de junho de 2008

Distúrbios das Adrenais

Bom, agora sem o nervosismo da apresentação, fica muito mais fácil conversar com vocês sobre o assunto que eu tive o prazer de estudar na montagem do meu painel. Trata-se dos distúrbios das adrenais ou anomalias da secreção adrenocortical.


Como as glândulas adrenais fazem parte de um sistema complexo que produz hormônios interatuantes, pequenas modificações na produção de qualquer um dos seus hormônios podem acarretar em um quadro clínico grave. Diversas são as patologias conseqüentes, sendo as mais importantes a Doença de Addison e a Síndrome de Cushing.

Doença de Addison

Resulta da incapacidade do córtex adrenal de produzir hormônios adrenocorticais, e afeta aproximadamente quatro em cada 100.000 indivíduos. Ela pode manifestar-se em qualquer idade e afeta igualmente ambos os sexos.

Causas


Essa incapacidade das glândulas adrenais é causada com maior freqüencia por atrofia primária dos córtices adrenais, ou seja, as glândulas por algum motivo deixam de produzir seus hormônios. E quais seriam os possíveis motivos? Para tentar responder à essa pergunta os alunos de Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto fizeram um estudo sobre o assunto, ressaltando nelee as condições e padrões encontrados no Brasil. O estudo pode ser lido no seguinte endereço:



http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302004000500019



De um modo geral, observamos o seguinte:





Lembrando que a paraccocidioidomicose é uma doença causada por fungos e a turbeculose renal é causada por bactérias.


Além desses motivos, as adrenais também podem vir a ser suprimidas em indivíduos que fazem algum tratamento utilizando esteróides. Quando a medicação é interrompida abruptamente após ter sido utilizada durante um mês ou mais, o organismo (que estava realizando um feedback negativo para evitar o aumento excessivo nas taxas desses hôrmonios) pode ser incapaz de produzi-los em quantidade suficiente durante várias semanas ou até meses, dependendo da dose utilizada e da duração do tratamento.





4 comentários:

Unknown disse...

me ajudou mt bgs ;*

sa disse...

Boa tarde,

Foi muito útil este blog pois também tenho a dença de adission e não conheço ninguém para partilhar informação.
caso seja um destes casos entre em contacto neste blog.
sa

Unknown disse...

Muito boa pesquisa! Adorei as informações.

Romanticos.com disse...

Obrigada, me ajudou bastante!

Abraço.