sábado, 28 de junho de 2008

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo
Parte II
Mas..quais são as causas??

As principais causas do Hipotireoidismo são:
-tireoidite de Hashimoto, que é uma doença auto-imune da tireóide. Leva o organismo a produzir anticorpos contra a própria glândula, ocasionando sua destruição.
-uso do iodo radioativo como tratamento para o HIPERTIREOIDISMO!! O tratamento também leva à destruição da tireóide, que pode levar à condição contrária, que é o hipotireoidismo. Segundo Marcelo Hermes, isso é causa de processo(haha).
-cirurgia, com retirada parcial ou total da tireóide
-medicamentos que interferem na síntese e liberação dos hormônios da tireóide (amiodarona, lítio, iodo)
-deficiência de iodo na alimentação. Os hormônios da tireóide, a TRIIODOTIRONINA(T3), TETRAIODOTIRONINA(T4) são dependentes de iodo.
-a má formação da glândula tireóide (defeitos embrionários)
-defeitos hereditários das enzimas que sintetizam os hormônios(hipotireoidismo congênito)
-doenças e medicamentos utilizados pela mãe que interferem no funcionamento da glândula do filho
-doença da hipófise, levando à redução da produção do TSH




As principais causas do Hipertireoidismo são:
-doença de Graves, que também é uma doença auto-imune da tireóide.São produzidos anticorpos pelo organismo que exercem um efeito semelhante ao do hormônio que regula o funcionamento da tireóide, o TSH, e levam ao crescimento e ao funcionamento exagerado da glândula.
-Nódulos da tireóide

-bócio multinodular, uma doença que acontece em pessoas mais idosas, geralmente com tireóides aumentadas há muitos anos

-tireoidite linfocítica e tireoidite pós-parto
-ingestão de hormônio tireoidiano em excesso, para tratamento de hipotireoidismo ou como componente de outras medicações (por exemplo, “fórmulas” para emagrecer).
-ingestão excessiva de iodo



E como é feito o diagnóstico??


O diagnóstico de ambas as doenças pode ser feito através de exame de sangue que mede a dosagem de TSH. Uma vez que esse hormônio realiza um mecanismo de feedback negativo com os hormônios tireoidianos, a contagem baixa ou alta indicará um possível hipertireoidismo ou hipotireoidismo, respectivamente. Também pode, obviamente, ser feita a dosagem de hormônios tireoidianos (T4 e T3).
Exames que detectam a presença de anticorpos também podem ser feito para detectar as possíveis doenças auto-imunes da tireóide(Hashimoto e Graves).
O teste do pezinho detecta hipotireoidismo em recém-nascidos.


E quais são, afinal, os sintomas??



Quanto à glicemia:



O hipertireoidismo causa o quadro de hiperglicemia. Os hormônios tireoidianos aceleram as taxas deglicólise que, apesar disso, são superadas pelo aumento na taxa de gliconeogênese e aumento na absorção de glicose no intestino. Em pessoas que não tem diabetes, esse aumento na glicose circulante é compensado pelo aumento na produção da insulina, porém, em quem a possui, a doença pode ser agravada. Para saber mais sobre Hipertireoidismo X diabetes, entre no site

http://www.bengalalegal.com/tiroide.php
No Hipotireoidismo verifica-se frequentemente o quadro de HIPOglicemia, portanto.

Quanto à lipidemia:



Quanto ao metabolismo de triglicerídios, colesterol e fosfolipídios, verifica-se, no hipertireoidismo a chamada hipolipidemia e hipocolesterolemia. O oposto é verificado no hipotireoidismo. Os hormônios da tireóide aceleram a síntese e degradação de lipídios, porém, em excesso, a degradação supera as taxas de produção, levando à baixa concentração no sangue. A baixa quantidade de hormônios da tireóide ocasiona um hipometabolismo de lipídios, levando ao aumento da sua concentração no sangue, por sua vez. Outra explicação é que o excesso de hormônios da tireóide provoca aumento na quantidade de receptores de LDL nas células do fígado, que leva a uma maior excreção do colesterol pela bile.Para aprender mais sobre isso e a relação entre hipotireoidismo e aterosclerose, entre no site
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X200500240000



Quanto ao consumo de O2 e termogênese:



A principal hipótese a respeito dos efeitos do excesso de T3 e T4 é que ele causa o desacoplamento da cadeia respiratória em relação à fosforilação oxidativa, o que leva ao aumento do consumo de oxigênio e da termogênese. Por isso, pessoas com hipertireoidismo têm intolerância ao calor, enquanto pessoas com hipotireoidismo têm intolerância ao FRIO!
CURIOSIDADE: O consumo de oxigênio normal situa-se em torno de 250 ml/min no adulto em repouso, podendo aumentar para até 400 ml no hipertireoidismo.



Os hormônios da tireóide, quando em altas taxas, levam a uma alta produção de enzimas e coenzimas. Devido a isso, há uma maior necessidade de ingestão de vitaminas nos portadores de hipertireoidismo.



Quanto ao metabolismo de proteínas:



O hipertireoidismo leva à catálise de proteínas, enquanto que o hipotireoidismo tem efeito anabolizante sobre proteínas tissulares e plasmáticas. Por isso, pessoas com hipertireoidismo têm fraqueza muscular e altas taxas de componentes nitrogenados no sangue.
Como há também o mecanismo de feedback negativo dos hormônios T3 e T4 com a leptina, uma alta concentração dos primeiros leva o organismo à hiperfagia(alta ingestão de alimentos) e uma baixa concentração tem efeito contrário. Devido a isso e aos outros efeitos no metabolismo já citados, portadores de hipertireoidismo sentem muita fome e não engordam. Já portadores de hipotireoidismo comem pouco e ganham peso com facilidade, apresentando intensa dificuldade em perdê-lo.



O bócio é um sintoma comum a ambas as patologias, porém as causas são diferentes. No hipotireoidismo, é causado pelo excesso de TSH e de tireoglobulina não iodada. No hipertireoidismo, acontece pela hiperprodução dos hormônios, que ocasiona a hipertrofia da glândula. Existe, também, o cretinismo, que ocorre quando há extremo hipotireoidismo durante a vida fetal, período neonatal e infância. Acrescenta-se, por fim, que mixedema é uma condição perigosa no hipotireoidismo, que pode levar ao coma.


Além desses sintomas, existem outros diversos, alguns deles citados nas figuras a seguir:





















Mas então..Qual é o tratamento para essas doenças??


Para o hipertireoidismo, são administrados medicamentos antitireoidianos, que agem diminuindo a produção de hormônio pela tireóide. Existem dois medicamentos desse tipo: o metimazol (Tapazol) e o propiltiouracil. Há o tratamento com iodo radioativo, que produz destruição da glândula, ou mesmo por cirurgia de retirada total ou parcial da tireóide. Podem também ser usados beta-bloqueadores, que agem inibindo a ação dos hormônios, e não a sua produção.
Para o hipotireoidismo, o tratamento é feito com a reposição de hormônio, na forma de comprimidos tomados por via oral. Usa-se a levotiroxina, que é uma forma farmacológica do hormônio T4.






Nenhum comentário: